Com chuvas intensas em Macapá, Defesa Civil monitora áreas de riscos

Cerca de 20 guardas estão distribuídos em equipes alertas 24 horas

0 9

Em decorrência das chuvas que atingem Macapá nos últimos dias, a Defesa Civil do Município reforça os trabalhos de monitoramento das áreas de risco de alagamento nesta terça-feira (29), com o objetivo de prevenir, proteger e ajudar os moradores dos locais .

A equipe trabalha em regime de plantão e está de prontidão para atender qualquer tipo de emergência que seja solicitada. Cerca de 20 guardas estão distribuídos em equipes alertas 24 horas.

Dentre as diversas ações, a Defesa Civil realiza a emissão de alertas e avisos, monitoramento de eventos naturais e a evacuação de áreas de risco, atuando de imediato com ações de resposta ao desastre, para socorrer a população atingida possibilitando o salvamento, os primeiros socorros e a assistência à população.

Canais receberam reforço na limpeza para evitar alagamentos | Foto: Arquivo/PMM

Segundo informações do coordenador da Defesa Civil Municipal de Macapá, Aldair Santos, durante a madrugada, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

“Nas últimas 48 horas, foi registrado um volume de água na zona norte de 141,2 mm e na zona oeste, nas últimas 48 horas, o volume de água foi de 78,2 mm. A Defesa permanece alerta e pronta para atender os cidadãos”, reforça o comandante.

A Defesa Civil é vinculado à Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).

Serviço
Para evitar transtornos e graves acidentes as pessoas devem permanecer em suas residências, atentas e em caso de situação de perigo iminente, entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefone: (96) 98801-1153.

Saiba como agir durante chuvas intensas:

  • Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
  • Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.
  • Caso precise sair de sua residência para buscar ajuda, procure saber as condições do trânsito e planeje seu itinerário para evitar congestionamentos.
  • Evite ficar dentro de carros em inundações, pois podem dificultar a saída;
  • Se estiver dirigindo, diminua a velocidade e mantenha distância;
  • Procure parar o carro em locais altos e espere a água baixar para sair, nunca atravesse áreas cobertas pela água.
  • Em temporais, pode haver descargas elétricas, próximo a pessoas que podem provocar queimaduras, paradas cardíacas, problemas no sistema nervoso e até a morte.
  • Em casa, evite usar telefone com fio; fique longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e evite tocar em equipamentos ligados à rede elétrica.
  • Após as chuvas tenha alguns cuidados importantes, não utilize equipamentos elétricos que tenham sido molhado, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
  • Outra dica importante é com relação ao consumo de água e alimentos consumidos após enchente, verifique se não estão contaminados.
  • Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Saiba mais
Por que não pode pavimentar ruas em dias de chuva? Saiba como funcionam as obras durante o inverno amazônico
Prefeitura orienta macapaenses sobre podas de árvores durante período de inverno 

Comentários
Carregando...