‘Com retorno das aulas, imunização é fundamental’, diz mãe ao levar filho para vacinação itinerante em Macapá
Ação iniciou no Parque do Forte, em horário diferenciado para ampliar cobertura vacinal do município
Arthur Freire, de 11 anos, foi acompanhado da mãe, Bartira Freire, para tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. A ação itinerante iniciou na segunda-feira (21), em horário diferenciado para atender o público e ampliar a cobertura vacinal do município. A ação começou pela orla da cidade e irá percorrer todas as zonas da capital.
Para mãe do Arthur, a oportunidade de vacinar o filho no horário alternativo veio no momento certo. “Com a correria do dia a dia acaba faltando tempo para ir até uma UBS, mesmo sabendo da necessidade da imunização”, comenta.

De acordo com dados do Localiza SUS, em Macapá, o número de crianças vacinadas representa 2.881, e com o retorno das aulas presenciais a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estima maior adesão na busca pelo imunizante.
“A ação itinerante abrange todas as idades, mas deve ter uma procura significativa pelos pais e responsáveis, visto que para muitos o horário acaba sendo mais viável”, destaca, Kleverton Siqueira, subsecretário de Vigilância em Saúde.
Bartira reforça que a retomada do ensino presencial só é possível com a vacina garantida. “Com o retorno da aula presencial a imunização é fundamental para as crianças. Meu filho vacinado é um alívio para a família”, finaliza.
Estratégia
A vacinação itinerante irá percorrer outros pontos da cidade de forma intercalada, além desta ação, a Prefeitura de Macapá, busca novas estratégias de trabalho, como a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes. O imunizante também é ofertado por livre demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), drive-thur da Praça Floriano e na Faculdade Estácio Seama.
Cronograma desta semana
Quarta-feira (23) – Praça localizada na orla do Santa Inês
Sexta-feira (25) – Complexo do Araxá
Para receber o imunizante basta apresentar o documento oficial com foto e cartão de vacina. A imunização nesses locais, inicia às 17h e encerra às 20h.

