Em Macapá, ‘Afrocidadania Itinerante’ leva serviços sociais e de saúde para ribeirinhos de Cachoeirinha

Ação será na sexta-feira (22) e acontece pela primeira vez na comunidade localizada no Rio Pedreira

0 7

A Prefeitura de Macapá realiza na sexta-feira (22), uma ação de saúde e cidadania na comunidade ribeirinha Cachoeirinha, localizada nas margens do Rio Pedreira, na zona rural da cidade. A expectativa é atender também moradores das áreas próximas como São Raimundo do Paraíso, Igarapé Mucambo e Furo da Pedreira.

A ação faz parte do projeto “Afrocidadania Itinerante”, que ofertará aos moradores consulta com médico clínico geral e atendimento odontológico, pedagógico e psicológico, além de assessoria jurídica e serviços de assistência social através do Cadastro Único (CadÚnico).

O projeto é uma iniciativa do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Assistência Social (Semas) e de Direitos Humanos (SemDH), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram).

Desde 2021, o Afrocidadania percorre as comunidades quilombolas e ribeirinhas, como destaca a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro.

“Sabemos dos desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais, principalmente no que diz respeito à logística de ir até a capital atrás de atendimento de cidadania ou de saúde. Levar os serviços para a zona rural é uma forma de cuidar dos moradores. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá investe em políticas públicas, como o Afrocidadania Itinerante, na intenção de que todos tenham acesso aos serviços básicos”, reforça.

Comentários
Carregando...