Levantamento de focos do Aedes aegypt vai vistoriar mais de 6 mil imóveis em Macapá

Trabalho será feito nas zonas sul, norte e central, no período de 21 e 30 de março

0 13

Macapá inicia nesta segunda-feira (21), o 2ª Ciclo do Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A vistoria de casa em casa será realizada até 30 de março, adotando o método de amostragem, com análise das coletas de possíveis focos do mosquito da dengue.

A ação vai percorrer 6.743 imóveis, distribuídos em 16 áreas que correspondem a 57 bairros da cidade de Macapá. Através do monitoramento é possível identificar áreas com maior proporção de ocorrência de focos do mosquito.

Os resultados obtidos após o LIRAa permitem que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), avalie as atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor.

O trabalho é realizado pelos agentes de endemias, que trabalham com visitas e fiscalizações de porta em porta. Após o encerramento das atividades, serão montadas estratégias para conter a proliferação do mosquito e reduzir o índice de doenças provocadas pelo Aedes aegypti. O LIRAa acontece simultaneamente nas três zonas da cidade: central, sul e norte.

LIRAa
O levantamento é uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde que permite a identificação de áreas com maior proporção e ocorrência de focos do Aedes aegypti, assim como de criadores predominantes. Durante o ano são realizados seis ciclos de visitas domiciliares e o primeiro teve duração de dois meses, em janeiro e fevereiro.

A pesquisa é realizada a cada dois meses, em diferentes bairros da capital, com a finalidade de verificar a proliferação do mosquito e, para isso, a secretaria reforça a contribuição da população no trabalho realizado pelas equipes.

Confira os bairros onde o LIRAa vai percorrer:

Zona Sul Zona Central Zona Norte
Fortaleza Centro Pacoval
Fazendinha Julião Ramos São Lázaro
Rodovia JK Jesus de Nazaré Loteamento Pantanal
Conjunto Chefe Clodoaldo Perpétuo Socorro Infraero I
Centro Universitário Cidade Nova Infraero II
Conjunto Embrapa Santa Rita Loteamento Açaí
Pedrinhas Nova Esperança Parque dos Buritis,
Jardim Marco Zero Alvorada Ilha Mirim,
Jardim Equatorial Marabaixo Jardim Felicidade
Vilas dos Oliveiras KM 12 Renascer
Muca Iapen Loteamento Ipê
Araxá, Goiabal
Santa Inês Lagoa dos Índios
Beirol Platon
Trem Cabralzinho
Buritizal Janaina
Congós I Coração
Congós Conjunto Buriti
Zerão

Disk Mosquito
A população pode ajudar no combate ao mosquito, solicitando a visita de um agente de endemias ou fazendo denúncia de logradouros abandonados. A Semsa disponibiliza o Disk-Mosquito, no (96) 98813-3779. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários
Carregando...