Macapá lança projeto ‘Avança Coração’ com mutirão de cardiologia na zona norte

Serão realizadas 100 consultas no sábado (7), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

0 52

A Prefeitura de Macapá segue desenvolvendo ações efetivas e itinerantes que buscam dar qualidade e agilidade nos serviços de saúde ofertados à população. Entre as iniciativas está o projeto piloto “Avança Coração”, que foca nos atendimentos cardíacos. O lançamento será sábado (7), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da capital.

Um mutirão de atendimentos com cardiologistas vai marcar o início do projeto. A previsão é atender 100 pessoas que já tiveram suas consultas marcadas na Central de Regulação da unidade. A etapa seguinte é o retorno ao médico com a entrega dos exames solicitados, no dia 21 de maio.

O Avança Coração é inédito no município e o foco é cuidar das pessoas e de seus corações de forma contínua, com serviço multiprofissional formado por equipes de nutrição, fisioterapia, psicologia e acompanhamento com educador físico.

Entre as doenças cardiovasculares mais comuns, estão pressão alta, insuficiência cardíaca e arritmias.

Pacientes devem monitorar a pressão arterial | Foto: Arquivo/PMM

“Após à pandemia várias pessoas foram acometidas com sequelas cardiológicas permanentes e necessitam de acompanhamento mais próximo e célere, que irá contribuir no tratamento eficaz, proporcionando qualidade de vida para essas pessoas”, destaca a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

Atualmente, o Centro Papaléo Paes oferta cerca de 60 consultas com o especialista por semana. Com a iniciativa, será possível atender as demandas reprimidas, e regularizar as filas da rede pública.

“Na rede do município, já temos alguns cardiologistas atendendo, porém a procura aumentou pós pandemia. Com início do projeto piloto, contratamos mais cinco profissionais que irão somar no trabalho já executado, e assim ampliar o número de pacientes atendidos”, concluiu a gestora.

Zera fila
A meta da Prefeitura de Macapá é zerar a fila de espera de pacientes que precisam de serviços de saúde específicos. A modalidade já vem sendo executada nas consultas de ultrassom, através do serviço itinerante, que atende demandas das unidades que não possuem o exame.

Serviço
Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes está localizado na Rua Adílson José Pinto Pereira s/n, esquina com a Avenida Manoel Torrinha, no bairro Renascer, zona norte da cidade.

Comentários
Carregando...