Mais de 600 moradores de Santa Luzia do Pacuí são atendidos em ação de saúde, cidadania e beleza

A iniciativa contempla o projeto ‘Prefeitura em ação’, coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeita

0 7

Moradores da comunidade de Garimpo de São Tomé, localizado no distrito de Santa Luzia do Pacuí, distante cerca de 140 km de Macapá, receberam, neste sábado (26), ação de saúde e cidadania. A iniciativa contempla o projeto ‘Prefeitura em ação’, coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeita.

Foram mais de 600 atendimentos realizados às famílias da comunidade. Foram ofertadas consultas com as especialidades de clínico geral, pediatria e ginecologia. Também teve consultas odontológicas e palestra de saúde bucal com aplicação de flúor. Serviços de fisioterapia, massoterapia e quiropraxia.

Foram ofertadas consultas com as especialidades de clínico geral, pediatria e ginecologia | Foto: Max Renê/PMM

As equipes de saúde realizaram coleta de PCCU, testes sorológicos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de teste de Covid-19. Os moradores também tiveram acesso a atendimento jurídico, previdenciário e de cidadania, como emissão de cartão do SUS, registro tardio de nascimento e inscrição para o ‘Casamento na Comunidade’.

Na parte de beleza, foi ofertado corte de cabelo, limpeza de sobrancelha e aplicação de renna. Ações educativas, como recreação infantil, e orientação do programa ‘Pai presente’, coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, e oficinas de pais e filhos também fizeram parte da programação.

Testes rápidos de Covid-19 também foram ofertados gratuitamente | Foto: Max Renê/PMM

As ações foram realizadas como apoio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Governo do Estado do Amapá, Valente e Freire Advogados, Banco Sicredi e Exército com 22ª Brigada de Infantaria de Selva e 34º Batalhão de Infantaria de Selva.

A moradora Valdileia Ramos foi uma das pessoas beneficiadas pela programação. Ela citou que os moradores têm dificuldades de acesso aos serviços básicos e agradeceu ao município pela ação.

“Eu achei muito importante essa ação que aconteceu na nossa comunidade. Há muitos anos a gente não tinha. Quero agradecer por trazerem esses benefícios, não só para os nossos moradores, mas também para as comunidades vizinhas”, disse a moradora.

A vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, ressaltou a importância dos parceiros na realização de mais uma ação no município. Segundo ela, o momento é de gratidão.

“Mais um ‘Prefeitura em Ação’ e quero agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram e apoiaram nessa missão. Estou muito feliz, porque ganha mais quem dá, do que quem recebe. Estamos de coração cheio, graças a Deus, porque a Prefeitura chega a quem mais precisa”, afirmou a gestora.

Emissão de cartão do SUS, registro tardio de nascimento e inscrição para o ‘Casamento na Comunidade’ | Foto: Max Renê/PMM
Cortes de cabelo foram um dos serviços mais procurados pela população | Foto: Max Renê/PMM
Iniciativa contempla o projeto ‘Prefeitura em ação’, coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeita, Mônica Penha | Foto: Max Renê/PMM
Comentários
Carregando...