Prefeitura lança primeira licitação para concessão do transporte público em Macapá

Instituição também fará o certame para selecionar a empresa responsável pela gestão do sistema financeiro

0 16

Nesta quarta-feira (6), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anuncia a realização da primeira licitação para concessão do transporte público na capital. A população terá à disposição, cerca de 180 novos veículos que vão garantir a melhor oferta do serviço e a otimização do tempo durante o deslocamento dos passageiros.

Na licitação, a cidade foi dividida em dois blocos. O primeiro atenderá as necessidades das zonas norte e oeste, que tem média de 1,5 milhão de passageiros por mês, e o segundo será direcionado aos moradores da zona sul da capital, que atenderá cerca de 1,3 milhão de usuários.

Os veículos que passarão a operar nas vias de Macapá estarão equipados com tecnologia que permite, entre outras coisas, que o usuário do transporte público faça o acompanhamento em tempo real do trajeto do ônibus, possibilitando que ele organize melhor o tempo de espera e acompanhe a rota.

Além dos benefícios para a população, a adoção de tecnologia nos veículos possibilita que o Município tenha maior controle, melhore a fiscalização e dê mais transparência da oferta do serviço.

A Prefeitura de Macapá também fará a licitação para contratar a empresa responsável pela gestão financeira do transporte público da capital.

Entre as regras dos certames, está o fato de que a empresa que concorrer para a gestão do sistema financeiro não poderá participar da concorrência para o transporte público. Assim como quem participar da licitação do transporte não poderá concorrer no processo licitatório de gestão financeira. Além disso, fica proibido que as empresas de transporte público apresentem propostas para concessão dos dois lotes, cabendo a elas a escolha de somente um.

Melhorias no transporte público
O anúncio da licitação faz parte de um pacote de iniciativas da Prefeitura de Macapá que já garantiram a melhoria do serviço de transporte público, como o aumento do número de linhas no Conjunto Habitacional Macapaba e renovação de parte dos pontos de ônibus. Além disso, a instituição também trabalha com campanhas de conscientização e fiscalizações a fim de garantir a oferta do serviço com qualidade.

Comentários
Carregando...