Prefeitura lança projeto ‘Amamentar’ e entrega ampliação da UBS Leozildo Fontoura, em Macapá

Projeto piloto será apresentado nesta sexta-feira (8), às 16h, durante entrega da obra à comunidade

0 7

Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Macapá lança o projeto ‘Amamentar’, que incentiva o aleitamento materno por meio de ações desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A primeira sala exclusiva para esse atendimento será inaugurada na UBS Leozildo Fontoura, no bairro Zerão, que foi ampliada e será entregue à população pelo prefeito de Macapá, Dr. Furla

A UBS zona sul da cidade conta com novos consultórios que atenderão especialidades como fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e educação física. Além de uma sala para o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

A sala de amamentação é uma forma de garantir e estimular a mãe sobre a importância do leite materno, principalmente, até o sexto mês de idade e o espaço também servirá de apoio às mães que passam pelo momento de aceitação das mudanças do próprio corpo e que precisam fortalecer a relação materna com o bebê.

“O leite materno é considerado o alimento ideal para saúde do recém-nascido, possuindo nutrientes na quantidade adequada e fortalecendo o sistema imunológico do bebê”, destaca a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

O projeto Amamentar inclui salas de apoio à amamentação e treinamento da rede de profissionais de todas as UBSs. A iniciativa também contempla a terceira etapa do Método Canguru, que permite a aproximação dos pais com o bebê, por meio do contato pele a pele do recém-nascido com a mãe e o pai.

A ampliação da UBS Leozildo Fontoura foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). A obra foi custeada como emenda enviada pelo então parlamentar João Alberto Capiberibe, no valor de R$ 350 mil, mais contrapartida municipal.

Comentários
Carregando...