Programa ‘Saúde Para Todos’ inicia atendimentos itinerantes no bairro Araxá, em Macapá

Ação ofertará consultas médicas, exames, vacinas para crianças e adultos no sábado (14)

0 17

A partir de sábado (14), a Prefeitura de Macapá inicia o mutirão de saúde voltado aos moradores de passarelas, conjuntos habitacionais, bairros e distritos com baixa cobertura da Atenção Primária. A primeira comunidade a receber a ação é a do Araxá, na zona sul da cidade. Os atendimentos serão em uma igreja localizda na Passarela Beco da Saudade, a partir das 9h.

A iniciativa faz parte do “Saúde Para todos”, maior plano de ação já anunciado na gestão da capital. O programa foi apresentado pelo prefeito Dr. Furlan na última terça-feira (10) e lista mais de 20 atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos ou serão implantados ainda esse semestre.

Saúde Itinerante está dentro do pacote de medidas e recebe investimentos da emenda do senador Randolfe Rodrigues (Rede), no valor de R$ 3 milhões destinada a diversas às ações de enfrentamento pós-Covid, entre elas, os mutirões.

Crianças poderão atualizar a caderneta vacinal | Foto: Fotos Adevaldo Cunha/PMM

Atendimento médico pediátrico e adulto, serviço odontológico, teste do olhinho, linguinha, orelhinha, além de vacinas de rotina serão ofertados aos moradores. A programação conta ainda com visita da equipe multiprofissional da Atenção Domiciliar aos acamados e acompanhamento nutricional.

“Durante à pandemia, muitas famílias deixaram de ir em busca de consultas medicas nas UBSs, por meio dessas ações vamos resgatar esse público, principalmente aquelas pessoas que possuem sequelas da doença. As ações também terão como foco o atendimento infantil”, destaca a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

O serviço itinerante já faz parte das ações do município dentro dos distritos, que alcança aproximadamente 400 moradores, sendo atendidos com três ou mais consultas cada.

“Temos mais de 20 medidas, entre ações e projetos que devem ser executados, todos com foco na população de baixa renda e que mais necessitam dos atendimentos. A ação itinerante dentro das áreas de difícil acesso na capital, nos permite analisar e quem sabe redesenhar o nosso serviço dentro da área urbana”, finaliza a gestora.

Comentários
Carregando...